Alemanha financia dois projetos agrícola e enérgico na Tunísia
Túnis, Tunísia (PANA) - A Alemanha engajou-se em financiar dois projetos de desenvolvimento agrícola e energético na Tunísia, no valor total de 132,5 milhões de euros, em virtude de dois acordos assinados terça-feira, em Túnis, entre o Banco Alemão de Desenvolvimento KfW e os representantes do Governo tunisino.
O primeiro acordo de 111 milhões de euros destina-se à realização do Programa de Armazenamento e de Proteção contra as inundações.
Ao primeiro valor junta-se um apoio financeiro de cinco milhões de euros para financiar prestações de serviço no quadro deste programa.
O segundo acordo diz respeito à atribuição de 15 milhões de euros à Agência Nacional de Gestão de Energia para o programa de eficiência energética de edifícios públicos, como os de educação, ensino superior, estabelecimentos de saúde e desportos.
De acordo com a gerente de projetos de energia do KfW, Miriam Quell, este programa permitirá economizar mais de 20 GWh/ano e uma redução das emissões para cerca de 11.500 t. CO2 por ano, depois da realização das ações planeadas.
Uma doação de 1,5 milhão de euros acrescenta-se ao montante concedido para mobilizar uma assistência técnica no quadro do programa.
O KfW, que assinou estes contratos em nome do Governo federal alemão, apoia as reformas, as infraestrutura e sistemas financeiros para o crescimento económico socialmente justo e ambientalmente correto nos países em desenvolvimento, nota um comunicado do banco.
-0- PANA BB/JSG/SOC/MAR/IZ 08dez2020