Agência Panafricana de Notícias

Alemanha financia Centro de Investigação Oceanográfica em Cabo Verde

Praia, Cabo verde (PANA) - A Alemanha vai financiar a construção e o equipamento de um Centro de Apoio à Investigação Oceanográfica em Cabo Verde, com sede na cidade do Mindelo, na ilha de São Vicente, soube a PANA de fonte segura.

Em declarações à Rádio de Cabo Verde (RCV), o presidente do Instituto Nacional de Desenvolvimento das Pescas (INDP), Óscar Melício, disse que o centro vai custar aproximadamente 2,5 milhões de euros e que o financiamento vai ser garantido pelo Geomar, um dos pólos de investigação oceânica e geológica mais importante do mundo, com sede na cidade alemã de Kiel.

Segundo Óscar Melício, a localização privilegiada de Cabo Verde para estudar os oceanos e o trabalho desenvolvido até agora no arquipélago neste domínio são os argumentos cientificamente válidos apontados pela Geomar para investir nesse centro de apoio à investigação oceanográfica.

Para além de Cabo Verde estar estrategicamente situado para o desenvolvimento de estudos oceanográficos, Óscar Milício aponta ainda o facto de o arquipélago ser um ponto de início e de conclusão de vários cruzeiros oceanográficos, bem como a existência de um observatório, o que tem levado vários cientistas alemães e de outras nacionalidade a desenvolver parte dos seus trabalhos de investigação no país lusófono da África Ocidental.

O presidente do INPD recordou também que, neste momento, o Observatório de Cabo Verde consegue fazer medições de longo prazo de vários parâmetros oceanográficos e saber o que poderá estar a acontecer, por exemplo, com o clima, sobretudo no que diz respeito às correntes marítimas que passam pela região.

Na passada sexta-feira, o primeiro-ministro cabo-verdiano, José Maria Neves, recebeu, na cidade alemã de Kiel, o Prémio Ocean Deutsche Bank - Geomar 2012 como "reconhecimento do excelente apoio à cooperação entre as instituições de investigação oceanográfica de Cabo Verde e da Alemanha".

Um comunicado de imprensa do Centro Oceanográfico da Universidade de Kiel, que instituiu o galardão dotado de 10 mil euros, justificou a atribuição do galardão pelo facto de, há vários anos, Cabo Verde ser uma importante base para a investigação de biólogos marinhos alemães, sobretudo cientistas dessa instituição, que aproveitam a orla marítima cabo-verdiana para várias pesquisas.

-0- PANA CS/TON 05maio2012