Tripoli, Líbia (PANA) - O Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) e a Alemanha assinaram segunda-feira em Tripoli um acordo de apoio ao "projeto popular", em termos técnico e consultivo, para eleições em dezembro próximo, sob a supervisão da Missão de Apoio das Nações Unidas na Líbia (MANUL), soube a PANAa de fonte oficial.
O acordo foi rubricado pelo diretor do gabinete do PNUD, Gerardo Noto, e pelo embaixador alemão na Líbia, Oliver Owcza, segundo um comunicado emitido no mesmo dia pela Comissão Eleitoral.
Neste quadro, o "Projeto Popular", supervisionado pelo PNUD, manterá certas instalações e edifícios na sede da Comissão Eleitoral em Tripoli, superará eventuais obstáculos no processo preparatório e aproveitará as capacidades de todas as partes para fazer das eleições de dezembro próximo um sucesso na Líbia.
O Fórum de Diálogo Político Líbio concordou em fixar a data das próximas eleições gerais para 24 de dezembro de 2021.
Além disso, o embaixador alemão na Líbia, Oliver Owcza, anunciou a assinatura de uma contribuição de 400 mil euros para o PNUD para apoiar a Alta Comissão Nacional Eleitoral Líbia.
Por sua vez, o embaixador alemão acrescentou num tweet que os preparativos legais e organizacionais devem começar agora para apoiar o roteiro eleitoral, tal como acordado pelo Fórum do Diálogo Político Líbio.
-0- PANA BY/IS/DIM/DD 18janeiro2021