Alemanha e Líbia abordam processo político líbio
Tripoli, Líbia (PANA) - O ministro dos Negócios Estrangeiros líbio do Governo de Unidade Nacional, Mohamed Taher Siala, discutiu com o embaixador alemão na Líbia, Oliver Owcza, das formas de apoiar o regresso do processo político de acordo com os resultados da Conferência de Berlim e as resoluções do Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU).
De acordo com uma declaração do Ministério líbio dos Negócios Estrangeiros a reunião ocorrida em Tripoli domingo versou sobre os últimos desenvolvimentos na Líbia e a coordenação no combate à propagação do coronavírus (covid-19).
O presidente do Conselho Presidencial do Governo líbio de Unidade Nacional, Fayez al-Sarraj, e o Presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, numa entrevista à cidade turca de Istanbul, sublinharam a necessidade de uma solução política para a crise líbia, no quadro das resoluções das Nações Unidas e dos resultados da Conferência de Berlim.
Os dois interlocutores abordaram também as relações bilaterais entre os seus dois países.
O processo político líbio encontra-se num impasse desde a demissãom a 2 de março último, do enviado da Organização das Nações Unidas (ONU) na Líbia, Ghassan Salamé, na sequência de bloqueios nas negociações políticas em Genebra (Suíça).
Após a derrota das forças de Khalifa Haftar (autoproclamado comandante do Exército Naional Líbio) em Trípoli e a sua expulsão da região ocidental da Líbia, a mobilização militar em torno de Sirtes (centro) e al-Jafra (norte) suscita receios de uma nova escalada militar no país.
-0- PANA BY/TBM/DIM/DD 27julho2020