Agência Panafricana de Notícias

Alemanha e Itália participam na formação de forças de segurança líbias

Túnis, Tunísia (PANA) – A canceler da Alemanha, Angela Merkel, anunciou sexta-feira que o seu país e Itália comprometeram-se a participar nas operações destinadas à formação das forças de segurança líbia, e eventualmente na Tunísia.

Durante uma conferência de imprensa em Berlim com o primeiro-ministro italiano, Mateo Renzi, Merkel disse que a data do lançamento desta missão ainda não está fixada.

Do seu lado, o ministro italiano dos Negócios Estrangeiros, Paolo Gentiloni, afirmou que o Conselho Presidencial líbio, sob a direção do primeiro-ministro proposto, Faiz Serradj, vai anunciar a formação dum Governo reduzido na próxima semana.

Numa entrevista concedida ao jornal « La Stampa », sexta-feira última, ele sublinhou que deve ficar claro para o todo o mundo, nomeadamente para os Líbios, que « não temos outra escolha senão negociar e que sem esta regra será difícil para a comunidade internacional contribuir para a estabilidade da Líbia ».

« Se um país se sentir ameaçado, ele tem o direito de defender-se e é-lhe permitido decidir conter o Daech conforme os meios que convêm à comunidade internacional », acrescentou ainda o chefe da diplomacia italiana.

O Conselho Presidencial do Governo líbio têm-se reunido, em Túnis, para iniciar as consultas sobre a formação dum Governo reduzido, depois de o Parlamento rejeitar um Governo elargado que o Conselho anunciara antes com a composição de 32 membros.

-0- PANA AD/IN/TBM/SOC/FK/IZ 30jan2016