Agência Panafricana de Notícias

Alemanha doa 30 milhões de euros para setores elétrico e hidráulico no Burundi

Bujumbura, Burundi (PANA) – A República Federal da Alemanha vai desembolsar uma doação de 30 milhões de euros destinados ao financiamento de infraestruturas hidroelétricas no Burundi e na sub-região, soube a PANA de fonte oficial.

Segundo o ministro burundês das Finanças, Abdallah Tabou Manirakiza, um contrato de financiamento foi obtido terça-feira em Bujumbura junto dos representantes do Banco Alemão de Desenvolvimento (KFW).

Uma metade da doação financiará um projeto regional de interconexão de redes elétricas do Burundi, do Quénia, do Uganda, do Rwanda e da República Democrática do Congo, indicou o governante burundês.

A outra metade permitirá à cidade portuária burundesa de Nyanza-Lac, no sul do país, aceder finalmente à água potável e criar melhores condições de higiene.

As cidades do litoral do Burundi carecem paradoxalmente de água potável e estão muitas vezes expostas à cólera, enquanto as populações residem perto do Lago Tanganyika.

A taxa de cobertura nacional de água potável estima-se em mais de 60 porcento, segundo os dados estatísticos disponíveis na Direção Geral das Infraestruturas Hidráulicas e Saneamento Básico do Ministério da Água e Ambiente.

O Governo burundês ambiciona elevar esta taxa de abastecimento e cobertura de água potável para pelo menos 97 porcento até 2020, indica-se.

-0- PANA FB/JSG/FK/DD 4dez2013