Alemanha destaca desenvolvimento de infraestruturas no Mali
Bamako, Mali (PANA) – A Alemanha vai doravante priorizar, na sua cooperação com o Mali, os domínios de desenvolvimento de infraestruturas, saúde e educação, declarou terça-feira a ministra alemã da Defesa, Annegret Kramp Karrembauer.
O governante alemã falava no termo de um encontro que manteve, em Bamako, com o primeiro-ministro maliano, Boubou Cissé, segundo fonte oficial.
Segundo Annegret Kramp, a Alemanha está muito ligada ao Mali e vai trabalhar para tornar eficazes as suas intervenções neste país da África Ocidental, através da Missão Multidimensional Integrada das Nações Unidas para a Estabilização do Mali (MINUSMA), da missão de formação da União Europeia no Mali (EUTM-Mali) e do G5 Sahel.
"Decidimos reforçar a cooperação militar e desenvolver projetos que permitirão melhorar as condições de vida das populações”, afirmou.
Chegada domingo à capital maliana para uma visita de trabalho ao Mali, a ministra alemã da Defesa discutiu com o primeiro-ministro Boubou Cissé, em Bamako, sobre vários assuntos dos quais o reforço da cooperação bilateral, os desempenhos de segurança e o desenvolvimento.
Um milhar de soldados alemães estão, no Mali, no quadro da MINUSMA, com importantes meios em matéria de supervisão e de destacamento de helicópteros, abastecimento de aeronaves e drones para a manutenção da paz neste país abalado pelo terrorismo, desde 2012.
Além da manutenção da paz, 350 soldados alemães baseados em Bamako participam na missão de formação da União Europeia em benefício de um Exército maliano a reconstruir.
-0- PANA GT/TBM/MAR/IZ 09out2019