Alemanha desembolsa 46 milhões de euros para luta contra terrorismo no Burkina Faso
Ouagadougou, Burkina Faso (PANA) – A Alemanha disponibilizou uma ajuda de 46 milhões de euros para apoiar a luta contra o terrorismo no Burkina Faso, anunciou quarta-feira em Ouagadougou a chanceler alemã, Angela Merkel.
"A primeira visita dum chanceler ao Burkina Faso representa o símbolo de laços estreitos entre os dois países e nós desejamos estar do lado do Burkina Faso”, defendeu Merkel, no termo de uma audiência concedida pelo Presidente burkinabe, Roch Marc Christian Kaboré.
Indicou que a Alemanha também se comprometeu a apoiar o Burkina Faso na formação das forças de defesa e segurança e em matéria de equipamentos.
“Nós vamos apoiar o reforço das capacidades da Polícia”, declarou a chancelar alemã. É importante que a comunidade internacional apoie o Burkina Faso”, acrescentou.
Merkel, que participou no mesmo dia numa cimeira extraordinária do G5 Sahel em Ouagadougou, explicou que “nós trouxemos a nossa contribuição de 60 milhões euros ao G5 Sahel e demos o nosso apoio à formação e execução da academia de Polícia do G5 Sahel."
Por sua vez, o Presidente burkinabe considerou imperioso resolver a crise líbia, epicentro dos desafios de segurança na zona do G5 Sahel.
Lembrou que, além dos esforços de uns e de outros, é necessário que a Europa adote uma posição única sobre a questão líbia.
O Burkina Faso é a primeira etapa da viagem de Angela Merkel pela região africana do Sahel.
O G5 Sahel, que integra Mali, Mauritânia, Burkina Faso, Níger e Tchad, foi criado para dar uma resposta militar conjunta e coordenada a ataques jihadistas recorrentes na região, e de grupos armados concentrados ao longo das fronteiras comuns.
-0- PANA TNDD/BEH/SOC/FK/DD 2maio2019