Agência Panafricana de Notícias

Alemanha concede 22 milhões de euros ao Burundi

Bujumbura, Burundi (PANA) – O Governo alemão vai desembolsar ao Burundi 22 milhões de euros destinados a financiar a conexão da rede elétrica nacional às dos outros países da sub-região dos Grandes Lagos, segundo um acordo assinado sexta-feira em Bujumbura.

Nos termos do acordo, a interconexão das redes elétricas desenvolverá linhas de alta tensão entre o Burundi, o Rwanda e a República Democrática do Congo (RDC).

O Burundi está confrontado com um grave défice energético que explica a falta de investimentos recentes no setor da energia e a deterioração das infraestruturas hidroelétricas cuja construção remonta aos anos 1980.

A Empresa Nacional de Produção e Distribuição de Água e Eletricidade (REGIDESO) gere apenas 38 megawatts e tenta fazer face à penúria ao proceder a cortes elétricos que podem durar até três horas.

Esta potência disponível de 38 megawatts é insignificante em relação às estimativas do Ministério da Energia e Minas, que avalia as necessidades nacionais em 270 megawatts.

Por outro lado, a ambição de diversificar as fontes de energia está confrontada com a falta de meios financeiros, enquanto o país possui potencialidades naturais julgadas «enormes » pelos especialistas, como a luz solar, o vento e a biomassa.

-0- PANA FB/JSG/IBA/FK/TON 28out2011