Alemanha concede 146 milhões de euros ao Senegal
Dakar, Senegal (PANA) - O Senegal assinou esta quinta-feira com a Alemanha três novos acordos de cooperação financeira e técnica avaliados em 146 milhões de euros de ajuda para o país africano
Os três instrumentos foram assinados, em Dakar, pelo ministro senegalês da Economia, Planeamento e Cooperação, Amadou Hott, e pelo embaixador da Alemanha, Stephan Roken.
Os 146 milhões de euros (cerca de 96 biliões de francos CFA) foram concedidos sob forma de doação, num compromisso financeiro do Governo alemão.
São financiamentos destinados à execução de projetos e programas no setor das energias renováveis, da eficácia energética e do acesso à energia e à implementação do programa “Parcerias Reformas”.
Este programa insere-se no quadro do “Compacto com África”, lançado pela chanceler alemã, Angela Merkel, a nível do G20.
A cerimónia de assinatura dos acordos contou com a presença da embaixadora e chefe da Delegação da União Europeia (UE) no Senegal, Irène Mingasson.
No seu discurso, o governante senegalês saudou a ajuda alemã, lembrando o seu compromisso de conceder ao Senegal, para o orçamento de 2020, 104 milhões de euros destinados a medidas de cooperação financeira e técnica.
"Eu aproveito (..) esta oportunidade, para saudar novamente o dinamismo da cooperação entre os nossos dois países à semelhança da União Europeia, que se adaptou bem, no decorrer dos anos, em função das prioridades e principais orientações definidas pelas autoridades”, declarou Hott.
Do seu lado, o secretário de Estado alemão, Martin Jäger, que também assistiu à cerimónia, sublinhou a vontade do seu país de acompanhar o Senegal que representa “um parceiro prioritário para a Alemanha”.
"No quadro da nossa parceria, queremos apoiar os esforços de reformas ambiciosos envidados pelo Governo senegalês. Atribuímo-nos como missão apoiar os objetivos do Plano Senegal Emergente (PSE), que são a promoção do emprego e a mobilização de investimentos”, afirmou.
No quadro do combate à covid-19, a Alemanha concedeu ao Senegal uma doação de 100 milhões de euros (cerca de 65 biliões 500 milhões de francos CFA), para apoiar a execução do seu Programa de Resiliência Socioeconómica.
Esta ajuda destina-se a ajudar as famílias mais vulneráveis e as empresas diretamente afetadas pela covid-19.
-0- PANA AAS/JSG/IZ 03sept2020