Agência Panafricana de Notícias

Aldeia cabo-verdiana considerada segunda localidade com melhor vista no mundo

Praia, Cabo Verde (PANA) - A edição espanhola da revista da National Geographic elegeu a pequena aldeia de Fontainhas, na ilha cabo-verdiana de Santo Antão, como o segundo lugar com a melhor vista no mundo, numa lista onde figuram as 10 paisagens mais deslumbrantes do planeta.

Localizada na freguesia de Nossa Senhora do Livramento, no concelho de Ribeira Grande de Santo Antão, Fontainhas, que é comparado a um presépio com as suas pequenas casas encravadas nas montanhas, só é ultrapassada pela Cordes du Ciel, em França.

No top 10 das paisagens com as melhores vistas do mundo estão ainda Bonifácio (França), Ortahisar (Turquia), Agira e Orvieto (da Itália), Montefrio e Castellfollit de la Roca (Espanha), Villars sur Ollon (Suíça) e Vatheia (Grécia).

O presidente da Câmara Municipal da Ribeira Grande, Orlando Delgado, reagiu com “enorme satisfação e orgulho” à notícia da eleição de Fontainhas como um dos 10 povoados com “melhor vista” no mundo.

“Esta eleição deve orgulhar todos os cabo-verdianos, no país e na diáspora, porque eleva o nome de Cabo Verde”, disse Orlando Delgado, destacando o facto de a National Geographic ser “uma revista internacional e insuspeita”, facto que, à partida, “prestigia a eleição” de Fontainhas nessa categoria.

Orlando Delgado disse à agência cabo-verdiana de notícias (Inforpress) que todos os que visitam Fontainhas ficam deslumbrados com a forma como, lembrando um presépio, as casas estão “esculpidas” na rocha, e os residentes só não têm a consciência de tanta beleza “porque estamos aqui todos os dias e nos habituamos a ela".

Segundo Orlando Delgado, a eleição de Fontainhas como segunda localidade com melhor vista do mundo traz também responsabilidades acrescidas às autoridades nacionais, relativamente a Fontainhas, sobretudo no que toca ao acesso à localidade.

“Agora mais do que nunca vai-se ter que repensar a questão da acessibilidade à Fontainhas, que é um dos principais problemas que se colocam à localidade”, disse Orlando Delgado, lembrando que, quando da inauguração do sistema de abastecimento de água da localidade, o primeiro-ministro “comprometeu-se em ajudar na reabilitação do acesso”.

É que, no entendimento de Orlando Delgado, ter a segunda vista mais bonita do mundo implica que “algum esforço seja feito a nível nacional” para a requalificação do acesso e desse “presépio natural”.

-0- PANA CS/IZ 01nov2015