Alassane Ouattara investido candidato a terceiro mandato na Côte d'Ivoire
Ouagadougou, Burkina Faso (PANA) - O Presidente da Côte d'Ivoire , Alassane Ouattara, prestou juramento este sábado pelo seu partido para se candidatar a um terceiro mandato, enquanto manifestações da oposição à sua candidatura prosseguiram sexta-feira, no país.
"Após a morte de Amadou Gon Coulibaly, pediram-me unanimemente para inverter a minha decisão de não ser candidato à s eleições presidenciais de 31 de outubro de 2020" próximo.
"Após cuidadosa consideração e após consultas com muitas personalidades de confiança, decidi, na minha alma e consciência e por dever cívico, responder favoravelmente ao vosso apelo", declarou Ouattara, acompanhado por milhares de apoiantes num estádio de Abidjan.
"Graças ao vosso apoio e mobilização, obtive um milhão de patrocínios. Muito obrigado! Apresentarei a minha candidatura na próxima semana", disse, acrescentando que "acreditamos numa grande vitória para o RHDP, logo na primeira volta, na noite de 31 de Outubro de 2020, porque temos um balaço (recorde), um projeto e uma visão para o nosso país".
Apelou aos seus apoiantes para continuarem a reforçar a paz, a estabilidade, a coesão social e a influência do país.
Nas últimas semanas, observa-se manifestações contra a candidatura de Ouattara para este terceiro mandato.
Face a esta situação, o Governo ivoiriense tomou, na semana passada, a decisão de proibir todas as manifestações até 15 de setembro.
No entanto, o país conheceu sexta-feira manifestações, em várias localidades do território nacional, antes de serem pelas forças da ordem com a detenção de várias pessos.
"Todos os observadores de boa fé sabem muito bem que, estando na Terceira República, nada me impede de ser um candidato. Este é o caso dos meus antecessores, se satisfizerem todas as outras condições. Tinha decidido não exercer este direito, em março de 2020, a fim de entregar a uma nova geração", disse o Presidente Ouattara.
0- PANA TNDD/IS/SOC/DIM/IZ 22agosto2020