Alassane Ouattara empossado para novo mandato à frente da Côte d'Ivoire
Ouagadougou, Burkina Faso (PANA) - O Presidente Alassane Ouattara, reeleito a 31 de outubro último à frente da Côte d´Ivoire, prestou juramento esta segunda-feira, 14, diante do Conselho Constitucional, para um terceiro mandato de cinco anos.
A cerimónia de inveatidura decorreu na presença de vários chefes de Estado africanos e figuras políticas de vários países do Mundo, incluindo o ministro francês dos Negócios Estrangeiros, Jean-Yves Le Drian, e o ex-Presidente francês, Nicolas Sarkozy.
"Para lá de mim, a grande maioria dos Ivoirienses, fez a escolha da democracia, a escolha da paz, a escolha da estabilidade", disse Ouattara, que prometeu respeitar a Constituição do seu país.
Explicou que os Ivoirisenses "fizeram esta escolha, apesar de todos os obstáculos à expressão da sua liberdade e do direito de voto. Eles demonstraram que as urnas devem ser o último recurso para decidir o futuro da nossa Nação ".
A cerimônia de investidura de Ouattara ocorreu num contexto politicamente tenso, marcado pela detenção de alguns opositores. Estes últimos e os seus apoiantes não reconhecem a eleição de Ouattara.
Para aliviar a situação, Ouattara anunciou a próxima criação de um Ministério encarregado da reconciliação.
Declarou além disso que instruiu o primeiro-ministro Hamed Bakayoko a trabalhar para retomar as discussões com a classe política, incluindo a oposição, para instaurar as recomendações da CEDEAO sobre a realização de eleições legislativas no primeiro trimestre de 2020.
No total, 85 pessoas perderam a vida nos atos de violência ligados às eleições presidenciais de 31 de outubro, na Côte d´Ivoire, vencidas pelo Presidente cessante Alassane Ouattara com mais de 94 por cento dos votos.
Mais de oito mil Ivoirienses fugiram também para os países vizinhos num contexto de tensões políticas, de acordo com o Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR).
-0- PANA TNDD/JSG/SOC/MAR/IZ 14dez2020