Agência Panafricana de Notícias

Alassane Ouattara advoga construção duma Côte d'Ivoire unida, forte e reunida

Abidjan, Côte d'Ivoire (PANA) – O Presidente ivoiriense, Alassane Ouattara, instou quinta-feira os seus compatriotas, durante uma cerimónia de homenagem às vítimas da crise pós-eleitoral, a “construir uma Côte d'Ivoire unida, forte e reunificada”.

« Sei que nunca nos esquecemos dum filho, dum cônjuge, dum pai ou dum outre ente querido. Mas a maior homenagem que podemos prestar aos nossos desaparecidos é construir uma Côte d'Ivoire unida, forte e reunificada”, disse Ouattara para exortar os seus compatriotas ao perdão.

«Quero novamente instar-vos ao perdão. O perdão mais forte é o concedido pela vítima », aconselhou Ouattara aos parentes das vítimas.

« A vossa tarefa é importante porque é em vós que repousa o êxito do nosso trabalho de reconciliação. Então, caros parentes das vítimas, aceitem perdoar em memória dos nossos desaparecidos”, acrescentou.

Uma cerimónia de homenagem foi realizada em Abobo, bairro popular de Abidjan, esta quinta-feira, pelas vítimas da crise pós-eleitoral que fez cerca de três mil mortos e numerosos desaparecidos. Ela é organizada após o luto nacional de três dias decretado em maio passado e a instituição do « Dia dos Mártires” a 12 de maio de cada ano.

-0- PANA BAL/TBM/SOC/MAR/IZ 14out2011