Agência Panafricana de Notícias

Ajuda da UE à Tunísia pode atingir 300 milhões de euros em 2017

Bruxelas, Bélgica (PANA) – A alta representante da União Europeia (UE) para os Negócios Estrangeiros e Política de Segurança, Federica Mogherini, propôs um aumento da ajuda financeira europeia à Tunísia para 300 milhões de euros, em 2017, a fim de responder à crise económica profunda neste país da África do Norte.

Esta proposta foi feita conjuntamente por Mogherini e pelo comissário para a Política Europeia de Vizinhança e Negociações de Alargamento, Johannes Hahn, segundo a imprensa italiana.

Mogherini e Hahn exprimiram a esperança de ver a UE assinar um acordo de comércio livre reforçado e total com a Tunísia até 2019, em matéria de ajuda à execução das reformas, reforço da boa governação, luta contra a corrupção, melhoria do clima de investimentos e de cooperação nos setores do desenvolvimento e da segurança, bem como luta contra a migração clandestina e o terrorismo.

A UE deseja também assinar um acordo com as autoridades tunisinas para facilitar a obtenção de vistos de entrada e reforçar a livre circulação de pessoas.

De acordo com a mesma fonte, Mogherini exprimiu a vontade da sua instituição de trabalhar mais estreitamente com a sociedade civil na Tunísia e com jovens.

« Quando falamos de jovens, investimos para o presente e o futuro », disse.

-0- PANA AD/IN/JSG/FK/DD 30set2016