Agência Panafricana de Notícias

Air Zimbabwe em apuros após retirada de avião zambiano

Harare, Zimbabwe (PANA) – A companhia aérea zimbabweana,  Air Zimbabwe, » confirmou esta quinta-feira a retirada do aparelho que lhe alugava uma empresa aérea zambiana, na sequência dum desacordo sobre as modalidades de pagamento, indica um comunicado da referida empresa.

A companhia aérea zambiana alugou este aparelho há dois meses à Air Zimbabwe, cuja frota de Boeing 737-200 está bloqueada no solo por problemas de navegabilidade, disse o diretor-geral da Air Zimbabwe, Innocent Mavhunga, citado no comunicado..

A companhia nacional zimbabweana utilizava este aparelho para voos internos e regionais, que foram suspensos.  Infelizmente, a sua retirada repentina provocou uma interrupção desastrosa dos nossos programas de voo , indicou a fonte.

« Contrariamente a informações divulgadas pela imprensa segundo as quais a companhia nacional zimbabweana teria acumulado pagamentos em atraso, a verdade é que houve um desacordo com o parceiro sobre a data aplicável da próxima fase de pagamento », explicou.

A Air Zimbabwe, cujo capital é detido inteiramente pelo Estado, está praticamente em falência devido à greve dos seus pilotos e do seu parceiro aéreo por causa do não pagamento dos seus salários e à manutenção no solo da sua frota por problemas de navegabilidade, de acordo com a fonte.

-0- PANA RS/SEG/FJG/JSG/FK/DD 26maio2011