Agência Panafricana de Notícias

Air Zimbabwe adquire quatro novos aviões

Harare, Zimbabwe (PANA) - A Air Zimbabwe informou sexta-feira ter pedido um financiamento de 500 milhões de dólares ao Governo, o seu único acionista, para adquirir quatro novos aviões para reforçar as suas operações.

O presidente da companhia aérea zimbweana, Jonathan Kadzura, disse que a sua empresa deseja comprar dois aviões para os seus destinos regionais e dois aparelhos de longo curso para reforçar a sua frota composta por aeronaves com 30 anos de vida.

Indicou que a frota atual não é viável, pois, disse ela consome muito combustível e a sua manutenção é cada vez mais cara.

"Transmitimos o nosso pedido ao Governo e esperamos por uma resposta. Precisamos de dois aviões regionais e de dois aparelhos de longo curso", afirmou Kadzura, acrescentando que "isto poderá custar 500 milhões de dólares".

A Air Zimbabwe assegura vários destinos na África Austral, bem como uma rede internacional que cobre os Emirados Árabes Unidos, a China e o Reino Unido.

No entanto, a transportadora zimbabweana carece de recursos e, por conseguinte, é incapaz de pagar os salários do seu pessoal, o que levou, na semana passada, seus pilotos a fazerem greve, a última duma longa série, para reclamar pelos seus salários.

-0- PANA RS/VAO/AKA/SSB/IBA/CJB/DD 31Dez2010