Ainda não se sabe a real situação da covid-19 em Cabo Verde, diz responsável sanitário
Praia, Cabo Verde (PANA) - O diretor dos Serviços de Prevenção e Controlo de Doenças do Ministério da Saúde, Jorge Noel Barreto, disse domingo, na cidade da Praia, que neste momento não se sabe a real situação da pandemia da covid-19, em Cabo Verde.
Na habitual conferência de imprensa de balanço da evolução do novo coronavírus, no país, Jorge Noel Barreto esclareceu que, de momento, só é conhecida “a ponta do iceberg da doença”, no arquipélago, visto que os testes que são realizados atualmente são insuficientes para se ter uma noção concreta da propagação do vírus, no país.
“Temos vários casos de pessoas assintomáticas que estão infetadas, no país, mas que não sabem que estão com a doença, porque não têm conhecimento que estiveram em contacto com uma pessoa infetada” assegurou.
Este médico infectologista, que participa alternadamente com o diretor nacional da Saúde nos encontros com os jornalistas, afirma que só será conhecida a real situação da doença, no país, se for alargada a aplicação de testes, que não sejam somente aos casos suspeitos, contactos diretos e indiretos de pessoas infetadas pelo novo coronavírus.
A ilha do Fogo, que era até agora a par da Brava as duas das nove ilhas sem casos positivos da covid-19, registou esta segunda-feira os dois primeiros doentes confirmados do novo coronavírus.
Trata-se de duas mulheres do município dos Mosteiros que estão internadas há cinco dias no Hospital Regional São Francisco de Assis e cuja infeção foi confirmada pelo teste PCR.
Cabo Verde contabiliza até ao momento 827 casos ativos, 2.317 recuperados e 35 óbitos, num total de 3.182 casos acumulados.
-0- PANA CS/IZ 17ago2020