Agência Panafricana de Notícias

Agricultura tunisina vence Prémio "Declaração de Malabo" 2020

Túnis, Tunísia (PANA) – A agricultura tunisina venceu o Prémio da “Declaração de Malabo” para 2020, concedido pela Comissão da União Africana (UA), durante a última cimeira da UA em Addis Abeba, na Etiópia, anunciou quinta-feira em comunicado o Ministério tunisino da Agricultura, Recursos Hidráulicos e Pesca.

Este prémio recompensa o melhor desempenho da Tunísia, em 2020, para os países que avançaram na aplicação da Declaração de Malabo relativa à transformação agrícola em África, acrescenta a nota.

A Declaração de Malabo divulgada, em 2014, estipula "a mobilização dos investimentos dos setores público e privado e o levantamento das restrições sobre as mercadorias no continente, para fazer avançar o desenvolvimento agrícola em África para garantir a segurança alimentar”.

Apela igualmente para "aumentar os investimentos na agricultura, em África, aumentar a produtividade, abrir os mercados e permitir aos agricultores do continente desenvolver o setor agrícola, utilizar as últimas tecnologias e melhorar a produtividade graças a meios agrícolas modernos e insumos agrícolas”.

-0- PANA YY/IN/JSG/MAR/IZ 14fev2020