Agência Panafricana de Notícias

Agressão contra jornalistas denunciada em Brazzaville

Brazzaville, Congo (PANA) - A secção congolesa da União Internacional da Imprensa Francófona (UIPF) e a Casa da imprensa do Congo denunciaram, em Brazzaville, atos violentos cometidos um dia antes nesta capital congolesa contra jornalistas.

De acordo com um comunicado transmitido à PANA esta quarta-feira, trata-se de jornalistas convidados para uma conferência de imprensa pelo advogado do ex-ministro Andre Okombi Salissa, detido na Prisão Central de Brazzaville.

O julgamento contra o ex-ministro e atual opositor Andre Okombi Salissa iniciou-se quinta-feira última mas, após a abertura oficial destas audiências, o seu advogado Yvon Éric Ibouanga queria organizar uma conferência de imprensa na sala de conferências do jornal episcopal La Semaine Africaine.

Mas, antes da conferência de imprensa começar, "agentes à paisana" penetraram no recinto de La Semaine Africaine, espancando as pessoas presentes no local, nomeadamente jornalistas, levando ou destruindo seus equipamentos de trabalho e causando assim uma debandada.

A secção congolesa da UIPF e da Casa de Imprensa do Congo condenou fortemente esses atos, indicando que esses métodos "não se justificam num Estado de Ddireito.

"O Congo não está na lista negra de países predadores da liberdade de imprensa e pedimos às autoridades competentes que abram com diligência um inquérito para punirem os autores destes atos", lembraram as duas organizações.

O opositor André Okombi Salissa foi preso a 10 de janeiro último, em Brazzaville, por acusação de atentado contra a segurança do Estado, a posse ilegal de armas e munições e a apropriação indevida de fundos públicos.

-0- PANA MB/DIM/IZ 06dez2017