Lomé, Togo (PANA) – Elementos da Força Segurança Eleição Presidencial (FOSEP) concluíram, a 11 de janeiro corrente, uma formação para a segurança do escrutínio presidencial previsto para 22 de fevereiro próximo no Togo, soube a PANA de fontes oficiais em Lomé.
As formações realizadas em Lomé e nas províncias do país, têm a ver com a manutenção da ordem no período eleitoral, o respeito pelos direitos humanos, a proteção das crianças, o direito internacional humanitário e a proximidade com as populações.
Composta por 10 mil homens e integrada por gendarmes e polícias, a FOSEP foi criada em novembro último e está sob a tutela da Comissão Eleitoral Nacional Independente (CENI) e do Comando Operacional do ministério da Segurança e Proteção Civil
Ela terá por missão garantir a segurança dos votos, dos candidatos, das operações eleitorais e intervir em casos de distúrbio antes, durante e após a votação.
Iniciará, a 6 de fevereiro próximo, a sua primeira missão com a segurança da campanha eleitoral e dos candidatos nos locais de comício em todo território nacional.
-0- PANA FAA/TBM/FK/DD 13jan2020