Nairobi, Quénia (PANA) - Um agente eleitoral queniano desapareceu misteriosamente no meio de uma tensa contagem dos resultados das eleições gerais do Quénia, ocorridas a 9 de agosto corrente, anunciou neste fim de semana a Comissão Eleitoral Independente (IEBC, sigla em inglês).
O presidente da IEBC, Wafula Chebukati, disse que o responsável da mesa de voto do distrito eleitoral de Embakasi, Daniel Musyoka, estava desaparecido.
O responsável da mesa de voto de Embakasi East, que estava a apurar os resultados na Escola de Aviação da África Oriental, perto do Aeroporto Internacional Jomo Kenyatta, porta de entrada internacional do país, foi acompanhado por guarda-costas quando saiu para fazer um telefonema, disse Chebukati.
Ele foi escoltado por um guarda-costas às nove horas, depois de ter pedido licença para fazer uma chamada telefónica, mas não voltou, tendo sido feita imediatamente uma declaração do seu desaparecimento, disse.
"A Comissão, profundamente preocupada com este incidente, pede ao pessoal de segurança competente para investigar sem delongas este assunto", acrescentou.
O caso do agente eleitoral dado como desaparecido trouxe de volta lembranças do desaparecimento e assassinato dum chefe de informação da IEBC, Christopher Msando, dias antes das eleições gerais no Quénia, há cinco anos.
A IEBC sempre alertou para a questão de definir o perfil do seu pessoal antes das eleições.
-0- PANA AO/RA/MTA/JSG/MAR/DD 14agosto2022