Agência Panafricana de Notícias

Agente aduaneiro assassinado no Mali

Bamako- Mali (PANA) -- Um fiscalizador das Alfândegas Malianas foi assassinado quinta-feira em Tessalit, no extremo norte do Mali, pelos seus raptores identificados como pertencentes à ala Al-Qaeda do Magrebe Islâmico (AQMI), noticiou a Agência de Notícias do Mali (AMAP).
O tenente Sidi Mohamed Ag Acherif "Marzouk", de etnia tuaregue, tinha sido raptado em companhia de um elemento da Guarda Nacional, cujo rumo continua desconhecido, segundo a AMAP.
"Após o seu sequestro, a comunidade tuaregue e responsáveis da região, dos quais deputados, tentaram, em vão, negociar a sua libertação.
Ifelizmente, a negociação não surtiu efeitos.
Os seus carrascos mataram-no e recusam-se a entregar o seu corpo", indicou o diretor regional-adjunto da Alfândega citado pela fonte.
O ex-prefeito de Tessalit, Hamout Ben AHmed, recentemente transferido para a prefeitura de Koro, tinha sido raptado mas foi solto alguns minutos depois antes do rapto de Marzouk e do guarda levado em parte incerta.
O tenente Sidi Mohamed Ag Acherif era um ex-rebelde integrado na Alfândega Maliana como guia e motorista antes de ser promovido.
Ele servia em Tessalit, uma prefeitura da região de Kidal, situada na fronteira argelina.