Agência Panafricana de Notícias

Agência japonesa defende modernização da rizicultura no Senegal

Dakar, Senegal (PANA) – O representante adjunto da Agência Japonesa de Cooperação Internacional (JICA), Igawa Haruhiko, declarou no fim de semana em Dakar que, para o desenvolvimento da rizicultura no Senegal, "é necessário criar quadros locais num contexto inovador".

''Gostaria que este encontro fosse um momento de troca de ideias e de partilha dos resultados deste importante processo de concertação'', disse durante um ateliê de restituição do Processo de Quadros Locais de Concertação sobre o Arroz (CLCR).

Haruhiko defendeu que urge iniciar uma profunda reflexão sobre os meios de financiamento sustentáveis de quadros que constituem importantes instrumentos de harmonização das atividades e das sinergias de ação.

Segundo ele, as especificidades agroecológicas como as diferenças socioeconómicas das zonas de produção do arroz no Senegal exigem mais eficiência na implementação das ações visadas que tomem em conta o contexto particular de cada localidade.

''A ideia dos quadros locais de concertação sobre o arroz inscreve-se nesta lógica'', disse, acrescentando que estes quadros vão servir igualmente de instrumento de coordenação e de harmonização das ações de desenvolvimento da rizicultura a diversas escalas de desenvolvimento.

Sublinhou, por outro lado, que os quadros locais vão reunir-se durante uma semana de trabalho para proceder a trabalhos de harmonização e de identificação das prioridades de desenvolvimento da rizicultura própria à cada zona.

-0- PANA DOU/TBM/IBA/CJB/IZ 19março2012