Agência Panafricana de Notícias

Agência de notícias de Burkina está inoperacional, diz seu diretor-geral

Ouagadougou, Burkina Faso (PANA) - A Agência de Notícias do Burkina Faso (AIB) "não está operacional" neste preciso momento, anunciou terça-feira o diretor-geral das Edições "Sidwaya", Rabankhi Abou-Bâkr Zida.

"No seu estado atual, a AIB não está operacional. É uma espécie de apêndice do jornal Sidwaya ", declarou Zida numa entrevista sobre o balanço do seu jornal.

A AIB, criada pelo decreto presidencial em maio de 1964, permaneceu durante muito tempo sob a tutela do ministério da informação, antes de fundir com o diário público Sidwaya em 1999, por causa da retirada de seus parceiros financeiros.

Zida sublinhou que, em 2017, um comité foi criado para elaborar um plano estratégico da AIB para os próximos três anos que permitisse dotar a agência de meios suficientes para sair do Sidwaya a fim de desempenhar plenamente o papel de peso pesado de informação.

"Nós fazemos apenas propostas técnicas. O apoio financeiro e a decisão política não nos competem. Quando vejo pessoas retomarem as informações da AIB sem a citar, isso me faz sorrir", lamentou o diretor-geral do Sidwaya.

-0- PANA NDT/IS/DIM/DD 21fev2018