Agência de notação financeira Fitch faz revisão positiva do rating de Cabo Verde
Praia, Cabo Verde (PANA) – Cabo Verde regista uma melhoria no Outlook, ou seja, nas suas perspetivas de longo prazo da estrutura macroeconómica", anunciou o Governo cabo-verdiano.
"Esta é a primeira vez, desde 2013, quando o rating do país foi rebaixado de B+ para B, que o país conseguiu esta proeza, regozijou-se o Governo.
A agência de notação financeira norte-americana, Fitch, faz uma revisão positiva do rating de Cabo Verde, de acordo com a fonte.
A agência, destaca ainda o Governo, "diz esperar que o rácio da dívida pública bruta de Cabo Verde continue a cair para menos de 100 por cento do Produto Interno Bruto (PIB) até 2025, a partir da estimativa da Fitch, de 122 por cento no final de 2019.
Ao fazer uma comparação com outros países, o relatório da Fitch acrescenta que Cabo Verde "está com um crescimento económico acima da média regional, da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE), e ao nível mundial, revelou a fonte.
O PIB aumentou 6,7 por cento, no 3.º trimestre de 2019 (segundo o Instituto Nacional de Estatísticaws (INE).
A taxa de desemprego diminuiu de 12,2 por cento, em 2018, para 10,7 por cento, no primeiro semestre de 2019, representando uma redução de 1,4 pontos percentuais relativamente ao ano transato, indica o relatório.
O documento frisou que, “em sentido contrário, a taxa de subemprego aumentou 7,0 pontos percentuais.
A dívida pública de Cabo Verde diminui pelo segundo ano consecutivo, de 127 por cento do PIB, em 2017, para 124 por cento, em 2018, enquanto o défice fiscal representa 0,4 por cento do PIB, ou seja o mesmo valor de há um ano atrás.
Já a receita fiscal aumentou 6,2 por cento, enquanto as despesas totais aumentaram 5,1 por cento, lê-se no relatório.
A terminar a agência prevê que o "potencial de crescimento de médio prazo para Cabo Verde terá aumentado para 5,0 por cento, contra a sua previsão anterior de 4,7 por cento.
-0- PANA CS/DD 28jan2020