Agencia cabo-verdiana de noticias receciona equipamentos doados pela China
Praia, Cabo Verde (PANA) – A agencia cabo-verdiana dee noticias (Inforpress) recebeu, terça-feira, um lote de equipamentos informáticos, avaliados em dois milhões 941 mil 176 escudos (cerca de 27,7 mil euros) concedidos pela embaixada da China em Cabo Verde, no âmbito do projeto de modernização tecnológica da empresa, apurou a PANA de fonte segura.
Trata-se de 23 novos computadores que irão substituir todos os outros “obsoletos” que vinham sendo utilizados na redação e na parte administrativa, segundo a mesma fonte.
A nível de audiovisual, foram adquiridos 10 gravadores e 11 câmaras fotográficas, objetivas e acessórios, que irão reforçar a capacidade de produção de conteúdos de áudio e vídeo da agencia.
No ato do recebimento dos equipamentos, gestora executiva da Inforpress, Jacqueline Carvalho, afirmou que os mesmos irão reforçar a capacidade de produção de notícias nos mais diversos formatos que a agência vem produzindo hoje em dia, como áudio e vídeo, para além dos habituais textos noticiosos.
Além de reforçar a capacidade, sublinhou, esta doação irá contribuir para que se possa construir, em Cabo Verde, uma agência de referência, não só no país, mas também na sub-região oeste-africana e na própria África.
A gestora executiva frisou que o que se pretende com a modernização da Inforpress é “facilitar o acesso a notícia em todo o território nacional, no tempo certo, no formato certo, na plataforma certa, na qualidade e diversidade de produtos jornalísticos.”
Esta doação, prosseguiu, irá ainda contribuir para o reforço da estratégia de reestruturação e reposicionamento da Inforpress, “melhorando a resposta à dinâmica operacional da redação e às demandas digitais que norteiam a atividade jornalística da atualidade”, através da modernização de uma parte do seu parque informático.
A parceria entre a Inforpress e a China, recordou Jacqueline Carvalho, vem de longos anos e em várias áreas, nomeadamente das tecnologias e de formação.
A estas dá-se continuidade com esta doação, que irá fornecer aos jornalistas equipamentos para continuarem a executar “ainda melhor” o seu trabalho.
“Mais uma vez, nós estendemos o nosso agradecimento à China por este suporte conseguido, que não só apoiará a Inforpress, mas também acreditamos que o impacto será sentido em todos os órgãos de comunicação social, uma vez que nós somos a principal fonte de informação no país”, frisou.
A gestora executiva da Inforpress assegurou que, sendo que os desafios ainda continuam, a direção da agência de noticias já está a encetar contactos junto de outros parceiros nacionais e internacionais para dar continuidade a este processo da sua modernização tecnológica.
-0- PANA CS/DD 10mar2021