Agência alemã ajuda na aquisição de 600 veículos eléctricos em Cabo Verde
Praia, Cabo Verde (PANA) - A Agência Alemã de Cooperação Internacional (GIZ) vai ajudar Cabo Verde na aquisição de 600 veículos eléctricos, 100 postos de carregamento privados e cerca de 40 postos de carregamento públicos, em todas as ilhas entre 2022 e 2025, apurou a PANA segunda-feira de fonte oficial.
De acordo com a página oficial Facebook do Ministério da Indústria, Comércio e Energia, a diretora regional da GIZ, Ulrike Ebeling, foi recebida, semana passada, pelo ministro titular da pasta, Alexandre Monteiro, com quem abordou os aspetos gerais de implementação do Programa de Promoção da Mobilidade Elétrica, em Cabo Verde (PROMEC).
Segundo o Governo, a ajuda do GIZ vai ser feita através do programa de incentivos a serem concedidos no âmbito do projeto de Promoção da Mobilidade Elétrica para Cabo Verde, que arrancou em junho de 2020, com duração de cinco anos.
O referido programa visa garantir a assistência técnica e disponibilidade de financiamento para o desenvolvimento do quadro legal, a implementação de um mecanismo de facilitação e atribuição de incentivos para a aquisição dos cerca de 600 Veículos Elétricos, bem como da instalação de 55 estações de recarga privadas e a instalação e operação de uma rede pública de estações de recarga.
Contempla ainda projetos demonstrativos com o apoio financeiro a privados para a aquisição de quatro autocarros elétricos para o transporte coletivo de passageiros, bem como o transporte escolar.
A visão estratégica do Governo cabo-verdiano é chegar a 2050 com a substituição do parque de veículos com motores térmicos por veículos elétricos, conforme adotado na Carta de Mobilidade Elétrica e o plano de ação para operacionalização e introdução da mobilidade elétrica.
Para a implementação do ProMEC, Cabo Verde conta com o apoio do Nationally Apropriate Mitigation Actions Facility (NAMA Facility), no valor de cerca de 792 milhões de escudos (7,2 milhões de euros), em donativo, conforme comunicado pela instituição, a 03 de junho de 2020.
-0- PANA CS/IZ 25abril2022