Agência Panafricana de Notícias

Afrobarómetro realiza inquérito sobre democracia em São Tomé e Príncipe

São Tomé, São Tomé e Príncipe (PANA) - A empresa de pesquisa Afrobarómetro vai avaliar pela primeira vez em São Tomé e Príncipe, nos próximos 18 meses, o nível de democracia, governação, política, liberdade da imprensa e corrupção, soube-se sexta-feira de fonte segura em São Tomé.

Um grupo de 12 inquiridores e três supervisores responsáveis pela recolha dos dados vão entrevistar os cidadãos santomenses sobre vários assuntos para permitirá a Afrobarómetro conhecer o sentimento da população.

"Nós perguntarmos aos cidadãos santomenses se participaram nos comícios, se estiveram ao lado dos candidatos, se convidaram as pessoas a votarem num candidato para analisarmos o nível da participação política dos cidadãos santomenses nas eleições", disse o pesquisador cabo-verdiano José Semedo, responsável pela realização do inquérito.

Depois das eleições legislativas em 2014, a Afrobarómetro, que está implantada em 36 países, vai tentar perceber se os Santomenses têm liberdade na escolha dos candidatos durante o voto.

"Queremos saber até que ponto há liberdade por parte dos cidadão santomenses, no momento em que votam, se votam e se sentem livres, depositam o seu voto em determinado candidato, ou se se sentem pressionados para votarem num determinado candidato", sublinhou.

O pesquisador cabo-verdiano afirmou que os dados a serem recolhidos vão permitir aos políticos e aos governos adotarem políticas em função das aspirações do povo.

O estudo vai permitir a São Tomé e Príncipe comparar os seus dados com os demais países do bloco onde está em inserido e do continente de uma forma geral.

-0- PANA RMG/TON 17julho2015