Agência Panafricana de Notícias

Africanos lideram Maratona de Viena

Accra, Gana (PANA) – John Kiprotich liderou um grupo de oito Quenianos que ganharam os cinco primeiros lugares da 28ª Maratona de Viena, na Áustria, em masculinos, enquanto a Etíope Fate Tola dominou a corrida em femininos, indica um comunicado de imprensa dos organizadores.

Kiprotich, de 22 anos de idade, melhorou o seu recorde pessoal de mais de sete minutos ao realizar um cronómetro de duas horas oito minutos e 29 segundos em boas condições climáticas, sublinhou o comunicado.

Patrick Ivuti classificou-se no segundo lugar em duas horas oito minutos e 41 segundos, seguido por Evans Kiplagat em duas horas nove minutos e 22 segundos e Isaac Macharia em duas horas nove minutos e 43 segundos.

Enquanto os Quenianos ganharam os oito primeiros lugares, Tola ultrapassou a Portuguesa Ana Dulce Félix na última etapa duma corrida emocionante.

Ela bateu um recorde pessoal com um cronómetro de duas horas 26 minutos e 21 segundos diante da Portuguesa, que terminou em duas horas 26 minutos e 30 segundos.

A Queniana Peninah Arusei, que liderou durante muito tempo a corrida, terminou no terceiro lugar em duas horas 27 minutos e 17 segundos.

O comunicado revelou que pela primeira vez na história da Maratona de Viena cinco mulheres realizaram um cronómetro inferior a duas horas 30 minutos. Genet Getaneh (Etiópia/duas horas 28 minutos e oito segundos) classificou-se na quarta posição e Elza Kireyeva (Rússia/ duas horas 29 minutos e 41 segundos) ocupou o quinto lugar.

No entanto, o Etíope Haile Gebreselassie venceu a meia-maratona em 60 minutos e 18 segundos.

Mais de 300 mil espetadores estavam nas ruas de Viena, essencialmente para ver o atleta etíope, sublinha o comunicado.

-0- PANA MA/LSA/TBM/IBA/MAR/TON 18abril2011