Agência Panafricana de Notícias

Africanos convidados a seguir exemplo da China na construção de infraestruturas

Brazzaville, Congo (PANA)- Os Africanos devem seguir o exemplo da China na construção das Infraestruturas, sugeriu o antigo Presidente mexicano, Vicente Fox, diante do Fórum International “Build Africa”, que terminou neste fim de semana em Brazzaville, a capital congolesa.

Segundo ele, as infraestruturas oferecem hoje a África uma grande oportunidade de avançar.

« Pode-se partir duma etapa para uma etapa superior, sem passar por todas as outras etapas. A China é para nós o grande exemplo. Eis como as infraestruturas podem mobilzar a economia, como elas podem criar empregos, fazer mudar, fazer passar 300 milhões de pessoas (Chineses) da pobreza para uma vida aceitável”, indicou Fox.

Ele encorajou igualmente o continente africano à « competitividade oferecida pelas infraestruturas, para tomar o desenvolvimento, sem passar por longos circuitos ».

Nos anos 2000, a China consagrou cerca de 14 porcento do seu Produto Interno Bruto a investimentos nas infraestruturas, afirmou o ministro congolês do Ordenamento do Território e Delegação Geral dos Grandes Trabalhos (DGGT), Jean-Jacques Bouya.

O Fórum « Build Africa » reuniu de 6 a 7 de fevereiro mais de mil peritos industriais, chefes de empresas, personalidades políticas incluindo o antigo Presidente senegalês, Abdoulaye Wade, e a Comissária da União Africana para as Infraestruturas, Elham M. Ibrahim.

-0- PANA MB/JSG/SOC/MAR/IZ 9fev2014