Agência Panafricana de Notícias

Africanos chamados a idenficiar desafios para desenvolvimento industrial de África

Abuja, Nigéria (PANA) – A Comissão Económica das Nações Unidas para África (CEA) apela aos países africanos para identificarem os desafios a fim de promoverem o desenvolvimento industrial de África.

O apelo foi lançado segunda-feira em Abuja, capital federal nigeriana, pelo secretário executivo da CEA, Carlos Lopes, em prelúdio à VII conferência dos ministros da Economia e Finanças, Desenvolvimento e Planificação prevista para 25 a 30 de março corrente na mesma cidade.

Numa declaração em previsão deste encontro anual da CEA e da Comissão da União Africana (CUA). A decorrer sob o lema « a Industrialização ao Serviço do Desenvolvimento Inclusivo e da Transformação em África », Carlos Lopes instou África a se basear na sessão anual conjunta de 2013 realizada em Abidjan (Côte d’Ivoire).

A seu ver, esta conferência será a oportunidade para identificar os desafios que devem ser abordados a níveis nacional, regional, continental e internacional, e promover o desenvolvimento industrial coerente de África.

Enquanto os países estão a envidar esforços concertados para o efeito, peritos reconhecem que a via da industrialização está confrontada com obstáculos, tais como a produtividade e a competitividade necessárias para se tirar proveito da globalização e da transformação das economias, deplora a CEA .

Além disso, reconhece esta instituição, a falta de infraestruturas e o progresso tecnológico são constrangimentos no mundo dos negócios e prejudica a produtividade.

«Inverter o “statu quo” e fazer progressos na tecnologia ou nas infraestruturas não se realizarão por acaso no continente. Estratégias bem refletidas e planificadas com uma repartição adequada dos recursos em pesquisa e desenvolvimento por exemplo são necessários», defendeu Carlos.

A conferência reunirá os ministros africanos encarregues das Finanças, da Planificação e Desenvolvimento Económico, bem como governadores de Bancos Centrais e principais responsáveis do setor privado.

O encontro terá por objetivo fornecer aos decisores públicos uma plataforma a fim de que estes formulem propostas concretas para serem utilizadas como um catalisador da execução do Desenvolvimento Industrial Acelerado de África (AIDA) e que os compromissos e as ações sejam identificados para acelerar este processo.

-0-PANA IT/BEH/IBA/FK/DD 25março2014