Agência Panafricana de Notícias

Africa instada a encontrar novas estratégias de financiamento de sistema de saúde

Dakar, Senegal (PANA) – Jean Perrot, economista especializado em saúde da Organização Mundial da Saúde (OMS), apelou em Dakar aos Estados africanos a procurar novas estratégias de financiamento dos seus sistemas de saúde.

Falando por ocasião da apresentação do relatório mundial da saúde de 2010, Perrot disse segunda-feira que os fundos podem vir de fontes diversas como os impostos sobre o rendimento e os salários, as taxas gerais sobre os valores acrescentados ou os impostos sobre o tabaco e o álcool.

O relatório mundial da saúde de 2010 tem por tema « Financiamento dos Sistemas de Saúde, Caminho para uma Cobertura Universal ».

O documento diz ser imperativo angariar dinheiro suficiente para a saúde, mas indica que ele apenas não garantirá uma cobertura universal, bem como a supressão das barreiras financeiras pelo pagamento não garante o acesso universal, acrescentando que a exigência final é garantir que os recursos sejam utilizados de maneira eficiente.

Segundo o economista da OMS, com a redução das despesas inúteis ligadas aos medicamentos e a sua melhor utilização e com a melhoria do controlo da qualidade os países poderão economizar até cinco porcento das suas despesas de saúde.

« Uma estimativa prudente mostra que cerca de 20 a 40 porcento dos recursos gastos em matéria de saúde são desperdiçados e poderiam ser reencaminhados para a cobertura universal », disse.

-0- PANA DOU/TBM/SOC/MAR/TON 15março2011