Agência Panafricana de Notícias

AfriFórum critica ANC por morte de fazendeiros brancos na África do Sul

Cidade do Cabo, África do Sul (PANA) – A organização de defesa dos direitos civis AfriForum pediu à comunidade internacional para condenar vigorosamente as mortes de fazendeiros brancos na África do Sul.

O presidente-diretor-geral da AfriFórum, Kallie Kriel, apresentou diante da conferência do Conselho dos Direitos Humanos da ONU em Genebra, na Suíça, exemplares do livro "Land of Sorrow", que relata ataques levados a cabo contra as fazendas na África do Sul.

Ele alertou que os assassínios de fazendeiros na África do Sul atingiram "proporções de uma crise", enquanto o Congresso Nacional Africano (ANC, no poder) continua a defender a utilização do slogan "Shoot the Boer " ou "Matem o Boer".

"Apesar de o ANC sustentar que o slogan não deve ser interpretado literalmente, os fazendeiros, bem como as suas mulheres e filhos, são mortos literalmente nas suas fazendas", afirma o AfriFórum citando Kallie Kriel.

O presidente-diretor-geral da AfriFórum afirma que chegou o momento para o partido no poder na África do Sul responder à comunidade internacional para justificar o discurso de ódio dos fazendeiros, enquanto vários deles são mortos cada ano.

-0- PANA CU/SEG/NFB/JSG/IBA/CJB/TON 30nov2011