Agência Panafricana de Notícias

Aeroportos sul-africanos sem scanners corporais

Cidade do Cabo- África do Sul (PANA) -- Os aeroportos sul-africanos não serão equipados de scanners corporais apesar das preocupações crescentes relativas à segurança e devidas à recente introdução por um cidadão nigeriano de explosivos a bordo de um avião da companhia norte-americana Northwest Airlines, soube-se de fonte oficial.
Esta medida segue-se a um comunicado divulgado no mundo pela Administração Norte-Americana da Segurança do Transporte Aéreo exigindo um controlo intenso dos passageiros antes da partida e a bordo dos voos com destino aos Estados Unidos de América.
A Companhia dos Aeroportos da África do Sul (ACSA) declarou segunda-feira, através do seu porta-voz, Nicky Knapp, que medidas reforçadas já estão a ser aplicadas a nível dos aeroportos dos países estando ainda previstas outras disposições adicionais neste sentido.
"A ACSA não projecta a aquisição de scanners corporais nesta fase", declarou Knapp.
Por sua vez, o porta-voz da Polícia Nacional, Vish Naidoo, disse que, apesar de a África do Sul não ser alvo maior do terrorismo, "há potenciais ameaças terroristas na perspectiva do Mundial deste ano em que vão participar 31 outros países".
Ele explicou que para conter esta ameaça, o Governo lançou planos de acção e reacção que incluem a intervenção e assistência da Interpol para a criação de bases de dados sobre eventuais elementos perigosos e perturbadores.
Naidoo acrescentou que vários exercícios de simulação de ataques terroristas foram realizados tendo em conta diversos cenários de ataques químicos, biológicos e radioactivos.
Ele acrescentou que o Governo se compromete a ajudar todas as partes interessadas em lutar contra o terrorismo.