Conakry, Guiné (PANA) - O aeroporto internacional de Conakry foi batizado em homenagem ao primeiro Presidente da Guiné-Conakry, Ahmed SékouTouré, de acordo com um decreto do presidente da Transição, coronel Mamady Doumbouya.
Esta decisão do presidente do Comité Nacional para a Reagrupamento e Desenvolvimento (CNRD), no poder desde 06 de setembro último, surge alguns dias após a cessão aos herdeiros do falecido chefe de Estado e sua viúva, Hadja Andrée Touré, da única residência chamada "Les Cases de Belle-Vue, nous arredores da capital.
A Junta que tomou o poder em 1984, após a morte do homem que conduziu o país à independência, em 1958, tinha confiscado a residência de em causa.
Há muito transformada em "Maisons des Hôtes", a residência privada "Les Cases de Belle-Vue" foi integrada no património do Estado pelo Comité Militar para a Refundação Nacional (CMRN), liderado pelo coronel Lansana Conté, propulsado para chefe de Estado após o golpe de Estado de 03 de Abril de 1984.
O antigo Presidente Conté, que mais tarde se tornou general, e morreu em 2008 na sequência duma prolongada doença, decidiu dar ao palácio presidencial o nome do seu antecessor, agora chamado "Sékhoutouréya"
-0- PANA AC/JSG/DIM/IZ 17dez2021