Agência Panafricana de Notícias

Aeroporto de Tripoli alvo de violentos bombardeamentos

Tripoli, Líbia (PANA) – O aeroporto de Tripoli, palco há mais de um mês de confrontos armados entre milícias rivais, foi sexta-feira alvo de violentos bombardeamentos com mísseis, segundo testemunhas citados pelo jornal al-Wassat.

Pelo menos seis mísseis teriam caído no aeroporto e nas zonas vizinhas, enquanto poderosas explosões foram ouvidas nos arredores da capital, a cerca de 20 quilómetros do local.

Estes novos confrontos semearam o medo e o terror no seio dos habitantes dos bairros de Gasr Ben Ghashir, al-Sbaïa, Souk Esseb, próximos do aeroporto.

Confrontos armados opõem, desde 13 de julho último, ex-rebeldes de Zenten, que controlam o aeroporto de Tripoli desde a destituição em 2011 do regime de Muamar Kadafi, a ex- insurretos de Misrata, apoiados por elementos da Câmara dos Revolucionários da Líbia, de obediência islamita.

Os combates continuam apesar duma mediação da Missão de Apoio das Nações Unidas na Líbia (MANUL) e das injunções para um cessar-fogo imediato e incondicional do novo Parlamento que decidiu recorrer a uma intervenção internacional para proteger os civis e as instituições do Estado.

Em Benghazi, os confrontos entre as tropas do ex-general Khalifa Haftar e as milícias islamitas retomaram esta sexta-feira após vários dias de acalmia com bombardeamentos de caças da Força Aérea líbia leal a Haftar.

Desde 16 de maio último, as tropas de Haftar realizam uma operação militar contra os islamitas e extremistas na cidade de Benghazi e na província oriental em geral.

-0- PANA BY/JSG/FK/TON 16agosto2014