Agência Panafricana de Notícias

Aeroporto de Lagos contribui para luta contra tráfico de droga

Lagos, Nigéria (PANA) - O Aeroporto Internacional Murtala Muhammed (MMIA) de Lagos, a capital económica da Nigéria, foi conectada à rede internacional de dados e comunicações, cujo objetivo é lutar contra o tráfico internacional de drogas e outros crimes.

Durante uma conferência de imprensa, segunda-feira, o presidente da Agência Nacional de Luta contra os Estupefacientes (NDLEA), Alhaji Ahmadu Giade, anunciou que o novo sistema, que utiliza os instrumentos tecnológicos básicos é concebido para facilitar a transmissão e a receção em tempo real de informações operacionais com um acesso a dados mais completos.

A conferência de imprensa inscreve-se no âmbito do lançamento do projeto de comunicações do aeroporto (AIRCOP), coordenado pelo Ofício das Nações Unidas contra a Droga e o Crime (ONUDC), o Canadá e a Organização Mundial das Alfândegas.

Alhaji Giade, representado pelo seu chefe do pessoal, Suleiman Ningi, anunciou que a conexão do aeroporto segue-se ao acordo assinado em 2010 entre a Nigéria e ONUDC.

Segundo o novo dispositivo, haverá uma transmissão e uma troca em tempo real de relatórios secretos entre os membros da NDLEA, o que vai permitir doravante à Nigéria interceptar as cargas ilícitas de drogas, de materiais e igualmente reduzir os crimes transnacionais.

-0- PANA AD/VAO/ASA/TBM/CJB/TON 05nov2013