Agência Panafricana de Notícias

Advogados guineenses manifestam-se para denunciar detenção de colega

Conakry, Guiné (PANA) – Os membros da Ordem dos Advogados da Guiné organizaram esta segunda-feira em Conakry uma marcha para protestar contra a detenção dum colega pelo governador da cidade, o comandante Sékou “Resco” Camara.

Eles boicotam as audiências desde a semana passada e exigem a comparência do governador que teria agredido e detido o seu colega, que, por ordem do Procurador da República, tinha ido à prisão buscar um cliente encarcerado além do prazo legal prescrito pela lei.

Uma fonte policial desmentiu a versão dos advogados, garantindo que o advogado em questão se apresentou na cadeia de Conakry como responsável duma Organização não Governamental (ONG) e que teve vivas discussões com os guardas penitenciários, provocando a intervenção do chefe de batalhão, o comandante Sékou « Resco » Camara.

Um responsável do Ministério da Justiça denunciou o boicote das audiências pelos advogados, defendendo que eles ignoram o arsenal jurídico instalado que lhes permite convocar o governador sem dificuldade.

Em 2006, os advogados tinham boicotado as audiências alegando que um parente próximo do Presidente da época, Lansana Conté, acompanhado de militares, havia feito irrupção numa sala de audiência para maltratar e agredir juízes e advogados que examinavam um caso relativo a um dos seus protegidos.

-0- PANA AC/AAS/FK/TON 14nov2011