Agência Panafricana de Notícias

Advogado processado por ofensa ao Presidente beninense

Cotonou, Benin (PANA) - Um advogado e político beninense, Lionel Agbo, vai comparecer novamente a 24 de outubro próximo no tribunal de primeira instância de Cotonou por ofensa ao chefe de Estado, Thomas Boni Yayi, e por difamação, após ter sido brevemente ouvido quarta-feira pela instância judicial.

Os queixosos, o chefe de Estado e os membros do seu gabinete, acusam Agbo, antigo conselheiro especial e porta-voz da Presidência, de ter acusado o Palácio da República de "alimentar a corrupção", durante uma conferência de imprensa a 18 de setembro último.

Durante a sua conferência de imprensa amplamente relatada pela imprensa, o antigo porta-voz da Presidência fez um longo requisitório da entourage do Presidente Boni Yayi, nos diferentes escândalos que abalam o regime.

A sua detenção no Comissariado Central de Cotonou, a 21 de setembro último, suscitou uma forte mobilização de atores da sociedade civil, de sindicalistas e de defensores dos direitos humanos.

Quarta-feira, a segurança foi reforçada nos arredores do tribunal de Cotonou onde devia comparecer o advogado, defendido por cerca de 30 colegas.

Polícias e gendarmes, armados de cacetes e de capacetes, foram colocados em redor do tribunal, proibindo a entrada aos simpatizantes do advogado.

-0- PANA IT/TBM/SOC/MAR/TON 04outubro2012