Ouagadougou, Burkina Faso (PANA) - O Fórum Nacional sobre a Reconciliação, previsto inicialmente para 17 a 23 de janeiro de 2022, foi adiado para uma data ulterior depois de a oposição se ter retirado das instâncias governamentais, anunciou, nesta semana, o ministro burkinabe da Reconciliação, Zephirin Diabré.
"A oposição decidiu, devido a vários parámetros que eu não evoquei aqui, já não participar em diferentes instâncias governamentais. É uma decisão soberana que eu respeito. Mas a minha vinda consiste justamente em dizer que a questão da situação nacional deve situar-se acima das contingências políticas”, disse Diabré no termo de uma reunião com o líder da oposição, Eddie Komboigo.
"Tendo em conta a importância deste fórum e o que ele vai dar como ponto de partida importante para a reconciliação nacional, e, considerando a contribuição deste fórum para a resoluão dos problemas, ao mesmo tempo, antigos e presentes do país, eu pedi humildemente ao CFOP e aos seus colegas para ponderar a sua decisão e associar-se ao Conselho Nacional de Orientação e Acompanhamento que vai pilotar este fórum e ao Comité Nacional de Organização que assegurará a sua organização prática”, defendeu.
"Nós ouvimo-lo religiosamente e vamos reunir-nos e dar-lhe uma resposta nos melhores prazos", respondeu o líder da oposição política.
-0- PANA TNDD/JSG/SOC/FK/DD 30dez2021