Agência Panafricana de Notícias

Adeptos ivoirienses abandonam seleção de futebol

Vanderbiljpark- África do Sul (PANA) -- Os "Elefantes" da Côte d'Ivoire, que suscitaram enormes esperanças depois da sua boa entrada no Mundial de 2010 ao empatar com Portugal, classificado terceiro no ranking da FIFA, foram abandonados pelo seus adeptos.
Actualmente, a calma reina em redor do Riverside Hotel de Vanderbiljpark, o local de residência da delegação ivoiriense.
A derrota face ao Brasil e a larga vitória de Portugal diante da Coreia do Norte (7-0) reduziram praticamente as chances de qualificação da Côte d'Ivoire para os oitavos-de-final do Mundial, o que explica sem dúvida o desânimo dos adeptos e a calma em redor do hotel da delegação.
"Já não se vê ninguém a visitar os jogadores ou a pedir autógrafo", testemunha um responsável da equipa.
Segundo ele, contrariamente ao dia da sua chegada, quando uma forte delegação da colónia ivoiriense que vive na África do Sul foi ver os Elefantes, os dias seguintes não suscitaram nenhum interesse, nem mesmo por parte dos vizinhos.
"Atravessamos a cidade no anonimato total.
Não há nenhuma manifestação", sublinha.
No entanto alguns ivoirienses residentes na África do Sul explicam que os treinos decorrem nas horas de trabalho.
"Estamos ocupados com o trabalho.
Não estamos de férias e os treinos têm lugar nas horas dos jogos.
Excepto Didier Drogba, não conhecemos todos os futebolistas.
Então, mais vale vê-los na televisão, sobretudo que o cordão de segurança é muito rígido", afirmou Merika, um vizinho do hotel.