Addis Abeba acolhe celebrações do Dia Mundial da Liberdade de Imprensa
Paris, França (PANA) - As celebrações do Dia Mundial da Liberdade de Imprensa deste ano decorrem, de 1 a 3 de maio corrente, na sede da União Africana (UA), em Addis Abeba, capital etíope, soube a PANA de fonte oficial.
Sob o lema "Mídia para a democracia: o jornalismo e as eleições em período de desinformação", a efeméride tem como enfoque os atuais desafios enfrentados pela imprensa durante eleições, bem como o seu potencial para apoiar os processos de paz e reconciliação, nos diferentes países.
A edição deste ano é organizada conjuntamente pela UNESCO, pelo Governo etíope e pela Comissão da União Africana.
Enquanto agência das Nações Unidas com um mandato específico para promover "a livre circulação de ideias, palavras e imagens", a UNESCO compromete-se a promover uma imprensa livre, independente e pluralista bem como a segurança dos jornalistas, sublinhou a agência onusina.
"A liberdade de imprensa é a pedra angular das sociedades democráticas. Todos os Estados, todas as nações, são fortalecidas pela informação, pelo debate e pelo confronto de pontos de vista", acrescentou.
Para Audrey Azoulay, diretora-geral da UNESCO, nesta era da multiplicação de discursos de desafio e da deslegitimação da imprensa e do trabalho jornalístico, é primordial que a liberdade de opinião seja garantida pela livre troca de ideias e informações baseadas em verdades factuais.
O dia 3 de maio foi proclamado Dia Mundial da Liberdade de Imprensa pela Assembleia Geral das Nações Unidas, em 1993, seguindo uma recomendação adotada na 26ª sessão da Conferência Geral da UNESCO, em 1991.
Foi também uma resposta a um apelo de jornalistas africanos que, em 1991, proclamaram a Declaração de Windhoek sobre o Pluralismo e a Independência dos Meios de Comunicação Social.
-0- PANA BM/IS/IBA/DIM/IZ 01maio2019