Agência Panafricana de Notícias

Actividade económica baixa no Senegal

Dakar, Senegal (PANA) – A atividade económica senegalesa não agrícola registou uma baixa no terceiro trimestre de 2011, anuncia um relatório da Direção da Previsão e Estudos Económicos (DPEE) transmitido à PANA.

Para a DPEE, o crescimento da atividade económica interna, nos nove primeiros meses do ano, aumentou 4,6 porcento, graças « à boa organização dos setores secundário e terciário », enquanto no setor primário, a baixa da atividade da pecuária, iniciada durante o trimestre precedente, devido à estação das chuvas, continuou nomeadamente com a greve dos criadores bovinos da região de Kaolack (centro do país), durante todo o mês de setembro.

O sub-setor das pescas continua influenciado por vários fatores que inibem os seus desempenhos, designadamente, os acordos de pesca, as licenças concedidas aos navios estrangeiros, a raridade do recurso, sobretudo em período invernal e a carestia dos produtos agrícolas.

Segundo o documento, « no setor secundário, durante o terceiro trimestre do ano, as atividades registaram, em relação ao trimestre anterior, uma forte baixa de 16,7 porcento que atingiu todos os sub-setores », enquanto, no setor terciário, « a atividade reforçou-se em 3,2 porcento no terceiro trimestre, comparativamente ao trimestre precedente, graças ao dinamismo do comérico, dos serviços financeiros e outros ».

Em movimento anual, o relatório nota um aumento de 11,2 porcento, enquanto, para a média dos nove primeiros meses do ano, a subida é de 4,6 porcento.

-0- PANA SIL/SS/MAR/IZ 27nov2011