Abidjan, Côte d’Ivoire (PANA) - O Governo ivoiriense ratificou um acordo de empréstimo de 175 biliões 534 milhões 93 mil e 200 francos CFA (294 milhões 103 mil 104 dólares americanos), entre a Associação Internacional de Desenvolvimento (AID) e a República da Côte d’Ivoire, com vista ao financiamento dum projeto de mobilidade urbana de Abidjan, soube a PANA de fonte oficial no local.
Durante uma sessão do conselho de ministros ivoirienses, de 9 de outubro corrente, o Governo adotou um decreto sobre este projeto que visa aumentar a eficácia do sistema de transporte público em algumas zonas da cidade capital económica ivoriense, Abidjan, e desenvolver nela oportunidades económicas e sociais.
Na prática, o projeto compreende a instalação dum corredor de Autocarros de Rápido Trânsito (BRT), a reestruturação da rede pública de autocarros, a melhoria das estradas de ligação e da mobilidade urbana, a organização de linhas de táxis comunais e de miniautocarros bem como a construção de pistas cicláveis e pedestres nas zonas cuja ligação é assegurada pelo corredor BRT.
Com efeito, circular em Abidjan, cidade com uma população avaliada em quase cinco milhões de habitantes, tornou-se numa preocupação maior, nomeadamente devido a engarrafamentos nas horas de ponta e aos fins de semana.
É um projeto que mudará o rosto do transporte público em Abidjan e que impulsará atividades económicas, indica-se no local.
-0- PANA JU/TBM/FK/DD 10out2019