Acordo de comércio livre entre Maurícias e China entra em vigor
Port-Louis, Maurícias (PANA) - O Acordo de Comércio Livre (ACL) entre as Maurícias e a China, assinado em outubro de 2019, em Beijing, entrará em vigor sexta-feira, 01 de janeiro de 2021.
Um comunicado divulgado terça-feira pelo Ministério das Relações Exteriores, Integração Regional e Comércio Internacional das Maurícias indica que o ACL tem quatro componentes principais, designadamente comércio de bens, comércio de serviços, investimento e cooperação econômica.
“O acordo alcançou o objetivo de resultados mutuamente benéficos. Em relação ao comércio de mercadorias, após a sua entrada em vigor, as Maurícias vão beneficiar de um acesso imediato com isenção de direitos no mercado chinês por cerca de 7.504 linhas tarifárias.
As tarifas de 723 linhas tarifárias adicionais serão eliminadas num período de cinco a sete anos, a partir de 01 de janeiro de 2021", disse.
Além disso, uma cota tarifária de 50 mil toneladas de açúcar será instaurada durante um período de oito anos, com uma quantidade inicial de 15 mil toneladas.
O Ministério referiu ainda que, no que diz respeito ao comércio de serviços, os dois lados acordaram em suprimir as restrições em mais de 100 setores de serviços.
A supressão das restrições inclui serviços financeiros, telecomunicações, tecnologia da informação e comunicação, serviços profissionais, construção e serviços de saúde.
O Ministério lembrou que o acordo de livre comércio entre os dois países é o primeiro da China com um país africano. Fornecerá uma garantia institucional mais sólida para o aprofundamento das relações econômicas e comerciais bilaterais.
-0- PANA NA/MA/BAI/IS/MAR/IZ 29dez2020