Agência Panafricana de Notícias

Acordo com Sudão do Sul é irrevogável, segundo Presidente sudanês

Cartum, Sudão (PANA) – O Presidente sudanês, Omar El-Béchir, reafirmou que os acordos assinados entre o seu Governo e o Sudão do Sul em dezembro último, em Addis Abeba, na Etiópia, "são irrevogáveis e devem ser aplicados na sua globalidade".

O Presidente El-Béchir, que falava domingo por ocasião da inauguração de um complexo médico em Cartum, indicou que estes acordos aprovados com o seu o homólogo sul-sudanês, Salva Kiir Mayardit, não necessitam de nenhuma modificação e que a sua aplicação total "é imperiosa".

O Presidente El-Béchir fazia referência aos recentes apelos de alguns Governos ocidentais que sugeriram às duas partes para começar a aplicar os acordos sobre a cooperação económica, tendo em conta as dificuldades para executar o acordo sobre as disposições de segurança.

Para o Sudão, os acordos sobre a segurança são uma condição prévia enquanto para o Sudão Sul, a cooperação económica deve ser prioritária.

« Nós entregámos ao sul um Estado totalmente soberano e, em vez de se concentrar na construção do seu Estado, a sua principal atividade é criar-nos problemas », deplorou o Presidente sudanês.

Segundo a Agência Sudanesa de Notícias (SUNA), o Presidente El-Béchir indicou que o seu Governo continuava a ser um defensor da paz.

« A paz não pode ser oferecida a qualquer preço, oferecemos tudo e não temos nada de novo a oferecer”, acrescentou.

-0- PANA MO/SEG/NFB/JSG/FK/IZ 11fev2013