Acidentes de viação fazem 114 mortos nas Maurícias
Port-Louis, ilhas Maurícias (PANA) - Os acidentes de viação custaram a vida a 114 pessoas este ano, nas ilhas Maurícias, contra 144 vítimas mortais, em 2019, soube a PANA esta terça-feira junto do Ministério do Transporte Terrestre e Ferroviário, na capital, Port-Louis.
O ministro do Transporte Terrestre e Ferroviário, Alan Ganoo, indicou que o total de acidentes mortais aumentou 33 por cento, provocando a morte de 44 motociclistas, em relação ao ano passado.
Segundo ele, a segurança continua a ser uma preocupação maior para o Governo cuja prioridade é desenvolver uma cultura da segurança rodoviária na população.
Ganoo apelou para uma vigilância e disciplina acrescidas nas estradas para reduzir o número de acidentes mortais.
"Cada morte devida a um acidente de viação representa um falecimento a mais”, disse.
De acordo com o governante maurício, foram registados, este ano, mil e 300 casos de condução em estado de embriaguez e recusa de efetuar o teste de álcool.
"No total mil e 800 pessoas foram detidas por excesso de velocidade em zonas propícias aos acidentes”, acrescentou o responsável maurício.
Além disso, mil 612 pessoas foram interpeladas por utilização de telemóvel ao volante”.
O não uso do cinto de segurança envolve mil e 900 pessoas, enquanto mil e 10 contravenções foram emitidas para os que não têm cartas de condução e 700 para os que não dispõem de capacetes.
-0- PANA NA/MA/NFB/JSG/FK/IZ 17nov2020