Agência Panafricana de Notícias

Acidente rodoviário faz 18 mortos na Zâmbia

Lusaka- Zâmbia (PANA) -- Um camião-cisterna dum cortejo que transportava combustíveis do Porto de Dar-es-Salaam, na Tanzânia, colidiu terça-feira com um autocarro na Estrada do Grande Norte, no distrito de Chinsali (norte da Zâmbia), matando 18 pessoas no local, e ferindo gravemente 47 outras.
O porta-voz da Polícia, Bonnie Kapeso, declarou que este acidente mortal ocorreu quando o autocarro de marca Scania Marcopolo proveniente de Kitwe embateu no camião-cisterna, noticiou esta quarta-feira o jornal "Times of Zambia".
O Governo zambiano contratou a firma Dalbit Petroleum do Quénia para importar 25 milhões de litros de gasóleo e 15 milhões de litros de gasolina para a Zâmbia a partir do porto tanzaniano de Daer-es- Salaam, a fim de evitar uma penúria de combustíveis na sequência do fecho para manutenção, em Outubro último, da única refinaria de petróleo de Indeni.
Pediu igualmente ao grupo kowetiano, Independent Petroleum Group (IPG), para importar a mesma quantidade de produtos petrolíferos acabados e às empresas petroleiras para importar maior quantidade de combustíveis, o que provocou um aumento notável dos camiões-cisternas nas estradas.
Kapeso declarou que dos 18 mortos, 11 eram homens e os demais mulheres.
Ele não precisou se os motoristas dos dois veículos faziam parte das vítimas.
Os corpos das pessoas falecidas foram transportados para a morgue do Hospital do Distrito de Chinsali, ao passo que os 47 feridos foram internados no mesmo hospital.
O comissário do Distrito de Chinsali, Frank Bowa, declarou que era difícil identificar alguns dos mortos pois os seus corpos estavam gravemente mutilados.
Alguns passageiros do autocarro foram decapitados no acidente.
A refinaria, encerrada para manutenção, retomou a sua produção mas o ministro da Energia, Kenneth Kong, indicou que ela só deverá retomar o seu norma funcionamento no fim-de-semana.