Acidente de viação faz três mortos e 20 feridos no Senegal
Dakar, Senegal (PANA) – Uma colisão entre um camião frigorífico e um autocarro de transporte coletivo fez, segunda-feira, perto de Dakar, três mortos e 18 feridos, incluinco cinco gravemente.
Os corpos e os feridos foram evacuados para diferentes estruturas médicas da cidade pelos bombeiros.
O acidente ocorreu no cruzamento situado perto da aldeia de Petit Mbao, a cerca de 20 quilómetros no leste de Dakar, um local considerado perigoso devido a numerosos acidentes que nele acontecem.
Segundo as estatísticas oficiais, entre janeiro e agosto últimos, 11 mil e 82 acidentes de viação foram registados no Senegal, fazendo 18 mil e 390 vítimas de que 430 mortos.
Perto de metade destes acidentes ocorreu na região de Dakar, ou seja 536, que causaram a morte de 50 pessoas.
O acidente mais mortífero ocorreu, no início de junho passado, perto da aldeia de Ndialam, no norte do país, depois de uma colisão entre um camião e um carro de transporte coletivo, fazendo 10 mortos e uma dezena de feridos graves.
Segundo a Direção Nacional dos Transportes Rodoviários do Senegal, anualmente mais de 500 pessoas morrem no país por causa de acidentes de viação, dos quais 92 por cento se devem ao mau comportamento de motoristas, nomeadamente o excesso de velocidade, o uso de telefone no volante e o desrespeito do uso do cinto de segurança.
Para travar acidentes de viação, o Governo tomou medidas, incluindo a renovação da frota de automóveis de transporte coletivo, a introdução das cartas de condução de pontos e o reforço da inspeção de veículos.
Em 2011, o Estado do Senegal elaborou um Plano Nacional de Segurança Rodoviária a fim de reduzir este flagelo em 35 por cento anualmente, e depois em 50 por cento, a partir de 2020.
-0- PANA AAS/IS/MAR/IZ 18set2019